Sobre

Comunicação


Hospital Sírio-Libanês inicia 10 novos cursos para Capacitação de Profissionais do SUS
22/03/2017 - 14:37

Foto: Apontador

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) inicia hoje (22), 10 novos cursos que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, para o ano de 2017. A meta é capacitar até 8,8 mil profissionais do SUS.
 
Todos os cursos são voltados para profissionais que atuam diretamente na saúde pública, sendo sete deles oferecidos para 40 regiões de saúde de todo o País e outros 3 para colaboradores do SUS, de 118 municípios. Trata-se de uma nova etapa de um projeto que já capacitou 24 mil profissionais desde 2009.
 
"Estes cursos, desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde, buscam atender as necessidades atuais do SUS, como melhoria na eficiência na área de gestão, ou na melhoria da qualidade e segurança no atendimento do paciente da rede pública de saúde", afirma o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, Luiz Fernando Lima Reis.
 
Com atividades presenciais e à distância, os cursos possuem carga horária de 360 horas. São eles:
 
Regulação em Saúde
Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde
Vigilância em Saúde
Gestão da Vigilância Sanitária
Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente
Gestão de Políticas Públicas Informadas por Evidências
Gestão de Emergências em Saúde Pública
Processos Educacionais na Saúde
Preceptoria no SUS
Preceptoria de Residência Médica
 
O lançamento dos novos cursos será transmitido por meio de videoconferência para todas cidades que integram essa nova etapa do programa. Participarão da abertura a Sra. Edith Jafet Cestari, Diretora da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês (SBSHSL), Fernando Torelly, diretor executivo do Hospital Sírio-Libanês e o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, diretor de Ensino e Pesquisa da instituição.
 
Estará presente, representando o Ministério da Saúde, o secretário de Atenção à Saúde da Pasta, Francisco Figueiredo.
 
Sobre o Proadi-SUS

 
Criado em 2009, o PROADI-SUS é resultado de uma parceria do Ministério da Saúde (MS) e as entidades de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-SAÚDE) e de Reconhecida Excelência. O Programa é regulamentado pela Lei Federal nº 12.101. As ações do Hospital Sírio-Libanês se enquadram neste programa e têm a aprovação e o monitoramento do Ministério da Saúde. São projetos focados em assistência, ensino e pesquisa e englobam estudos de avaliação, incorporação de tecnologias e capacitação de recursos humanos.

Fonte:
Assessoria de Imprensa do Hospital Sírio-Libanês e Blog da Saúde