Sobre

Comunicação


Ministério da Saúde faz parceria com CVV e ligações passam a ser gratuitas
13/03/2017 - 14:13

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (10), uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) que tornará gratuitas as ligações feitas ao serviço de prevenção ao suicídio para todo o país até 2020. Quando a nova estratégia for implementada, o número nacional do CVV passará a ser o 188 e as ligações poderão ser encaminhadas para atendentes voluntários disponíveis em qualquer estado do Brasil.
 
Hoje, os atendimentos são locais e, caso um posto esteja ocupado com um atendimento telefônico, quem liga naquele momento se depara com a linha ocupada. Além disso, os usuários do serviço têm de pagar pela ligação, atualmente feita pelo número 141.
 
"Até então, quem ligava para o CVV era quem tinha condições de pagar uma conta telefônica e, eventualmente, até um interurbano", Antônio Carlos Braga, diretor do CVV
 
Segundo Antônio Carlos Braga, diretor do CVV, a expectativa é que a novidade permita ampliar o acesso ao atendimento, que pode passar de 1 milhão de ligações atendidas anualmente para 3 milhões.
 
"É um divisor de águas porque viabiliza um número único e, mais do que isso, gratuito. Até então, quem ligava para o CVV era quem tinha condições de pagar uma conta telefônica e, eventualmente, até um interurbano. A partir do acordo, qualquer pessoa de qualquer aparelho poderá ligar gratuitamente.", diz Braga.
 
Ele lembra que o Brasil está em sexto lugar no ranking de números absolutos de suicídio. No país, o índice de suicídio perde apenas para homicidios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças).

O anúncio foi feito na sede do CVV, em São Paulo, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros. "É um voluntariado muito efetivo com resultados muito positivos para a sociedade e por isso a minha presença aqui e nossa demonstração de que continuaremos apoiando o CVV para que ele possa ampliar de forma muito significativa seu trabalho e acesso de pessoas a esse apoio que é tão necessário", disse o ministro.
 
O CVV é um serviço oferecido por voluntários de apoio emocional a pessoas que precisam conversar por meio de telefone, chat online, e-mail, Skype ou pessoalmente. A organização conta hoje com 2 mil voluntários. Para saber mais sobre os serviços oferedidos pelo CVV, acesse o site da instituição.
 
Serviço será implementado em fases
Desde 2015, o Rio Grande do Sul já tem atendimento do CVV por meio do 188 em ligações gratuitas. Trata-se de um projeto piloto que permitiu a ampliação do atendimento no estado de 250 ligações para 800 ligações diárias.
 
Os próximos estados que devem receber o serviço são Mato Grosso do Sul, Piaui, Santa Catarina e Rio de Janeiro, onde o 188 será ativado nos próximos meses. O cronograma de quando o serviço passará a ser disponível nos outros estados ainda não foi definido, mas todos os estados deverão ter acesso até abril de 2020.