Sobre

Comunicação


Ministro da Saúde visita locais de vacinação da febre amarela no ES
02/03/2017 - 14:53

Foto: Diony Silva/ A Gazeta  


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, chegou ao Espírito Santo para acompanhar a vacinação contra a febre amarela na Grande Vitória, na manhã desta quinta-feira (2).

Barros visitou unidades de saúde de Vitória, Viana, Serra e Cariacica. A primeira unidade visitada foi a de Boa Vista, na Serra, que estava lotada de moradores à espera de vacinação.

"Já são 3, 7 milhões de doses extras de vacina para o Espírito Santo. Vamos vacinar todos. A cada fato novo há uma reação, se encontrarmos zona de risco, nós tomamos a providência", disse.

O ministro afirmou que a prioridade no momento é ampliar os locais de vacinação  no Espírito Santo, principalmente na Grande Vitória, e que o governo federal vai disponibilizar quantas doses forem necessárias para o estado imunizar toda a população.

"Não faltará vacina. Nós estamos com uma situação de cobertura vacinal bem adiantada. Em consequência disso, a notificação de casos caiu de forma acentuada, com poucos casos", afirmou.

Depois que o surto de febre amarela for controlado, a vacinação deve entrar no calendário oficial do estado, segundo o ministro.

"Nós todos os dias recebemos exames de macacos que morreram, de pessoas que tiveram seus exames confirmados. A cada nova informação, nós ampliamos a cobertura, mandamos mais vacinas e determinamos as novas zonas de vacinação. É o protocolo seguido e com excelentes resultados", completou.

Onde vacinar na Grande Vitória:

Vitória

Na capital, a vacinação acontece nas 28 unidades de saúde das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Para quem já fez o agendamento on-line, as vacinas são aplicadas durante a manhã em 13 unidades: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio e Vitória/Parque Moscoso. Na parte da tarde, o atendimento acontece por ordem de chegada.

As outas 15 unidades fazem atendimento por ordem de chegada de manhã e à tarde. São elas: Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha e São Cristóvão. Na do Forte São João, o atendimento fica restrito às pessoas que têm viagens marcadas para o exterior.

Vila Velha
Segundo a prefeitura, uma vacinação em massa acontece no município. Entre a quinta-feira (2) e o sábado (4), acontece em 14 unidades de saúde. (Confira o cronograma divulgado pela prefeitura)

A partir da segunda-feira (6), ela acontece de segunda a sexta-feira em 17 unidades. São elas: Glória, Vila Nova, Ibes, Santa Rita, Barramares, Ulisses Guimarães, Jardim Marilândia, Paul, Araçás, Dom João Batista, Vila Garrido, São Torquato, Vale Encantado, Barra do Jucu, Ponta da Fruta, Terra Vermelha e Coqueiral de Itaparica.

Serra
Na quinta-feira (2), a vacinação na Serra aconteceu em seis unidades de saúde do município das 9h ao meio dia. São elas: Boa Vista, Feu Rosa, Serra Dourada, Jacaraípe, Serra Sede e Novo Horizonte.

A partir da sexta-feira (3), todas as 33 unidades de saúde do município vão vacinar os moradores das 8h às 12h e das 13h30 às 15h, de segunda a sexta-feira, por ordem de chegada.

Cariacica
Na quinta-feira (2), 18 unidades de saúde aplicam a vacina contra a febre amarela na população. A partir da segunda-feira (6), serão 19.

As unidades que estão aplicando a vacina são: Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Cariacica Sede, Graúna, Itapemirim, Itaquari, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha I, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Fé e Valparaíso. Em Novo Brasil, a vacinação a partir da segunda-feira.

A aplicação das vacinas acontece das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. À tarde, a imunização nas unidades será reservada àquelas de rotina, aplicadas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Fundão
A vacina é aplicada nas unidades de saúde de Fundão, Praia Grande e Timbuí na quinta-feira (2), na terça-feira (7) e na quinta-feira (9). Os postos funcionam de 8h às 15h30. São distribuídas 150 senhas pela manhã e 150 durante a tarde.

Viana
De segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas, nas unidades: Araçatiba, Areinha, Bom Pastor, Canaã, Industrial, Ipanema, Jucu, Marcílio de Noronha, Nova Bethânia I, Nova Bethânia II, Morada de Bethânia, Primavera, São Paulo de Viana, Soteco, Universal, Centro de Viana e Vila Bethânia.

Guarapari
A vacinação nesta quinta-feira (4) acontece em dois locais: Unidade Roberto Calmon, no Centro, e Centro Municipal de Saúde, em Muquiçaba. No entanto, nesta tarde a Prefeitura de Guarapari vai divulgar novos locais e horários de vacinação.

Fonte: G1 ES