Sobre

Comunicação


Faculdades de Medicina terão selo de qualidade
07/04/2016 - 16:12

Foto: Imagem de Internet

Conforme noticiou o jornal A Gazeta, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) vão criar um selo de acreditação – uma certificação de qualidade – para avaliar e qualificar as faculdades de Medicina do país. As entidades garantem que o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) será futuramente um parâmetro para que os alunos possam escolher a instituição de ensino para fazer o seu curso de graduação. Antes cogitada pelo Conselho, a avaliação para testar os conhecimentos dos alunos foi retirada da proposta. Atualmente, o Espírito Santo possui cinco faculdades de Medicina, sendo uma pública e quatro particulares. Por ano, são oferecidas 500 vagas e a mensalidade das unidades privadas custa, em média, R$ 4,5 mil. Ontem, o presidente do CFM, Carlos Vital, apresentou o sistema de acreditação para médicos do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES).

Este ano a acreditação será feita como teste. Trinta e uma faculdades serão voluntárias. De acordo com o presidente do CFM, o selo de acreditação vai selecionar as boas faculdades de Medicina do país. Segundo ele, nos últimos anos, muitas faculdades foram abertas, mas sem qualidade, o que compromete a formação do profissional. “Posso lhe dizer de forma retórica, mas verdadeira, que se autorizou escolas de Medicina neste país sem docência e sem decência”, disse à Rádio CBN Vitória. As entidades médicas não terão o poder de fechar as faculdades de Medicina que não receberem a acreditação. Apenas o Ministério da Educação (MEC) tem esse poder.

Mas, segundo Vital, o objetivo é mostrar qual faculdade prepara melhor o aluno. “O que se pretende não é fechar escolas, queremos qualificar o ensino médico. Porém, muitas escolas não vão se adequar, essas, certamente, a sociedade irá tirar da caixa, serão as maçãs podres”, destacou. De acordo com o presidente do CFM, as avaliações começam no mês de abril e no início do próximo semestre as faculdades voluntárias já irão receber o selo de acreditação.