Sobre

Comunicação


Sindicatos criam Movimento Unificado dos Servidores Públicos na Serra
21/02/2017 - 14:15

Foto: Agência Porém

Com o objetivo de fortalecer a luta em defesa dos direitos do/a trabalhador/a, os sindicatos que representam as categorias municipais da Serra criaram o Movimento Unificado dos Servidores Públicos (MUSP). A proposta é enfrentar as medidas da atual Administração Municipal, como o "pacote de maldades" do prefeito Audifax, apoiado pela maioria dos vereadores, assim como sensibilizar a população sobre os prejuízos que ela sofrerá com a precarização dos serviços públicos diante de tais medidas.

Uma das reivindicações do Movimento é a revogação da Lei 4602/2017, de iniciativa do prefeito Audifax Barcelos e aprovada pela Câmara de Vereadores em janeiro/17, em sessão extraordinária, sem qualquer discussão com o s trabalhadores. A Lei estabelece, entre outros pontos, o corte salarial dos servidores através do não pagamento de gratificações e insalubridade, representando, em alguns casos, 50% dos vencimentos dos profissionais.

Na avaliação dos dirigentes sindicais, a criação do MUSP é um momento histórico na luta dos direitos do/a trabalhador/ no Espírito Santo, pois unificará as estratégias de mobilização de várias categorias e contará com a estrutura e apoio dos departamentos jurídicos de todos os sindicatos que integram o Movimento.

O MUSP já conta com 11 sindicatos de profissionais e a expectativa é a de que esse número aumente durante o desenvolvimento das ações. Estão representadas pelo MUSP categorias dos médicos, professores e demais trabalhadores da educação, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, fiscais, nutricionistas, profissionais da saúde bucal, psicólogos, auditores fiscais, entre outras.

Além apresentação das pautas com as reivindicações dos/as servidores do município da Serra, o MUSP divulgará um calendário de mobilização com paralisações, assembleias, abaixo assinado e outras atividades conjuntas para mobilizar as categorias e buscar o apoio da população ao movimento. A primeira ação será a Assembleia Unificada dos Servidores da Serra marcada para a próxima terça-feira (21), às 15h30, em frente à Prefeitura, seguida de manifestação.

Entidades que integram o MUSP: Simes, Sindiupes, Sindienfermeiros, Sinodonto, Sefim, SindSaúdebucal, Sindacse, Sindpsi, Sindafs; Focates e Sinfes.