Sobre

Comunicação


Fórum nacional debate cooperativismo médico e diretrizes da saúde suplementar
12/01/2017 - 14:55

O papel do cooperativismo, as diretrizes e perspectivas da saúde suplementar no Brasil e os desafios da classe médica no exercício da profissão são alguns dos assuntos presentes durante o “Fórum FENAM de Cooperativismo e Saúde Suplementar”, que acontece no próximo dia 20 de janeiro, das 9h às 13h em Campo Grande.
 
O evento de âmbito nacional é realizado pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM) em parceria com o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (SinMed-MS) e a Federação das Unimeds de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de ampliar o conhecimento e promover o debate desse tema relevante e indispensável para a categoria, que é o cooperativismo.
 
Para o presidente da Fenam, Dr Otto Fernando Baptista, é importante discutir os temas. “O Fórum é de fundamental importância, pois estaremos discutindo o cooperativismo médico em todos os âmbitos, mas com foco principal na remuneração médica e no sistema Unimed”. O presidente ressalta ainda que é importante a troca de experiências e que “o cooperativismo é uma forma extremamente organizada de trabalho médico”, destacou.
 
Já o presidente do SinMed-MS, Dr. Valdir Shigueiro Siroma, ressalta que o Fórum vai reforçar a importância da classe médica se atentar para o novo modelo de contratualização e para que cobre das operadoras de saúde que sigam essa norma.
 
“Antes, os contratos eram unilaterais, as operadoras faziam e os médicos assinavam, hoje mudou. Além disso, com a Lei 13.003 as operadoras dos planos de saúde suplementar também não podem dispensar um médico sem ter substituto da mesma especialidade e nível para substituir em sua carta. É importante para o especialista e uma segurança ao paciente”, avalia Siroma.
 
O médico avalia a discussão como salutar para a categoria, como defesa de seus interesses. Entre os temas sobre Cooperativismo e Saúde Suplementar que serão abordados na programação estão, “Mercado de saúde suplementar, legislação ANS e Plano de Saúde Acessível”, “Sistema Unimed - Panorama atual: desafios e perspectivas”, “Custo assistencial e remuneração médica no cooperativismo”. 
 
O evento contará com a presença de representantes de convidados e representantes de entidades médicas de todo o Brasil.
 
Serviço:
 
Fórum FENAM de Cooperativismo e Saúde Suplementar

Data: 20 de janeiro de 2017 (sexta-feira)
Hora: das 9h às 13h
Local: SinMed-MS – Rua Eduardo Santos Pereira, 456 – Centro- Campo Grande/MS

$('body').on("click","a,img", function (e) { //e.preventDefault(); alert('You Clicked Me'); });