Sobre

Comunicação


Contrato de médicos cubanos acaba e pacientes de Cariacica reclamam
11/01/2017 - 14:11

Conforme veiculado pelo portal G1, do Espírito Santo, os contratos de 10 médicos cubanos que atendiam pelo programa 'Mais Médicos' em Cariacica, Grande Vitória, foram encerrados em novembro de 2016 e, até esta terça-feira (10), os profissionais ainda não haviam sido substituídos. Com isso, os pacientes que buscam atendimento reclamam do longo tempo de espera ou, até mesmo, de sair sem conseguir ser atendidos.

Na manhã desta terça-feira (10), a unidade de saúde de Santa Luzia, no município, estava lotada de pacientes à espera do clínico geral. O médico só atende no local duas vezes por semana.

“Só tem um clínico trabalhando e esse clínico tem que atender esse monte de gente e já está recusando, porque não está dando para ele atender. Tinha uma cubana, mas ela foi embora”, falou a aposentada Cirlene Vieira.

A médica cubana também atendia pediatria, mas, quando saiu, as crianças ficaram sem atendimento. “Meu filho nasceu em setembro, ficou internado, logo após, ele saiu e, logo em seguida, eu consegui. Mas, depois disso, não consegui mais, porque falou que o contrato daqui já tinha acabado e não tinha previsão de quanto teria pediatra de novo”, contou a desempregada Osilane Alves.

Cariacica contava com 33 médicos do 'Mais Médicos', que atendiam nas unidades de saúde. Com o fim do contrato de 10 profissionais, um único médico chega a atender 45 pessoas no mesmo dia.

“Eu sou de Cariacica Sede e vim para cá porque eu não consegui a ficha lá. Eu tenho que pegar receita e remédio, porque eu tomo medicamento para pressão alta. Todo mês eu tenho que passar no médico para conseguir a ficha e não consigo”, disse a dona de casa Maria da Glória.

Na unidade básica de saúde de Nova Canaã, a médica cubana também teve o contrato cancelado. Assim, são 32 atendimentos a menos por dia. “Na cubana era melhor, porque ela consultava mais pessoas de Santa Rosa e não demorava. Agora, está demorando mais”, falou a dona de casa Alessandra da Silva.

Prefeitura
A Prefeitura de Cariacica espera receber os médicos substitutos nos próximos dias. “A informação que nós temos do governo federal, porque é um programa deles em parceria com o município, é que esses 10 contratos que foram encerrados, no dia 30 de novembro, sejam retomados na próxima semana. Então, nós acreditamos que semana que vem nosso corpo clínico de 33 médicos já esteja preenchido”, falou a secretária de Saúde do município, Stefane Legran.

Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde informou que 15 médicos do programa 'Mais Médicos' já foram substituídos no Espírito Santo. Os outros devem chegar em até 30 dias.

São oferecidas 24 vagas para médicos em oito municípios capixabas. Além de Cariacica, a Serra já recebeu 10 profissionais e esse mês chegam mais 12. Em Vitória, sete médicos serão substituídos, sendo que três chegam esse mês. A data da chegada dos outros quatro não foi definida. Viana recebeu três e aguarda a chegada de outros quatro médicos.