Sobre

Comunicação


Confirmada ida do Infantil de Vitória para o Hospital da Polícia Militar
10/01/2017 - 14:48

Fonte: Jornal ES Hoje                Foto: Simes

Conforme informado pelo ES Hoje, saiu a confirmação nesta segunda-feira (9): após o São Lucas, o Hospital da Polícia Militar (HPM) vai assumir o atendimento do Nossa Senhora da Glória – o Hospital Infantil de Vitória. O anuncio foi feito pelo secretário de Saúde, Ricardo de Oliveira. O pronto-socorro do Infantil, localizado no Bairro Santa Lúcia, passará para o HPM, em Bento Ferreira a partir de março.

Atualmente no PS do Nossa Senhora da Glória há 26 leitos, enquanto no HPM são 90 - e dos 96 que serão oferecido, 32 serão para os atendimentos de pronto-socorro e emergência, oito de tratamento intensivo pediátrico, seis de cuidado semi-intensivo pediátrico e 50 de enfermaria. O pronto-socorro do Hospital Infantil ficará no térreo do HPM, onde funcionou a unidade de urgência e emergência do São Lucas. O local está passando por reformas e adaptações para receber os pacientes pediátricos - o secretário não deu informações sobre os custos da obra.

De acordo com o secretário, a transferência está entre as medidas que visam organizar e tornar mais resolutivo o atendimento hospitalar pediátrico. “Chegou a essa solução porque precisamos melhorar o atendimento pediátrico do estado e precisava de espaço para expandir. O prédio onde está localizado o Hospital Infantil não tinha mais espaço para expansão. Como tiramos o São Lucas do HPM sobrou aquele espaço”, explica.O secretario diz que o número de profissionais ainda está sendo definido. “Isso precisa de obra de adaptação. Então até março nós vamos instalar os equipamentos e montar as equipes, para abrir a porta para a população”, pontua.

Questionado sobre os protestos que ocorreram no HPM no último ano por superlotação, o secretário afirma não esperar que venha ocorrer situações como estas novamente com o atendimento infantil. “Não esperamos porque nós estamos ampliando a estrutura de atendimento, está muito maior em relação com o que tem hoje no hospital no bairro Santa Lucia. A tendência é que melhore muito o atendimento pediátrico com essa nova infraestrutura”.

Com a transferência do pronto-socorro para Bento Ferreira, a estrutura que funciona em Santa Lucia servirá de retaguarda para urgência e emergência do Hospital Infantil. O local onde funciona o pronto-socorro atualmente passará por reformas e ampliação tem o objetivo de aumentar os atendimentos oncológicos e de alta complexidade.

Segundo ao Ricardo de Oliveira nessa reforma serão utilizados o R$ 1,5 milhão que o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou em visita recente à unidade. “Não sei se ele vai ser suficiente para o que pretendemos fazer lá, mas de qualquer forma ele será utilizado lá”, explica.

De acordo com o secretário essa transferência será permanente. “Essa retirada, nós vamos colocar para funcionar em março e provável que seja permanente. Não temos outro anuncio a fazer que não seja esse agora. Nós vamos deslocar o pronto-socorro, para poder melhorar o atendimento. Se lá para frente aparecer outra ideia que de certo, nós vamos analisar”, pontua.