Sobre

Comunicação


Ambulância sem enfermeiro é alvo de fiscalização da PRF
09/01/2017 - 18:48

Foto:

O Conselho Regional de Enfermagem (COREN), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realiza desde às 8h, desta segunda-feira (9), abordagens a ambulâncias na BR 101, para fiscalizar a falta de profissionais enfermeiros durante o traslado.

Segundo a coordenadora de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Adriani Ribeiro, já foi constatada a ausência do profissional em duas ambulâncias desde a remoção do paciente. “Isso infringe a lei do exercício profissional de enfermagem (portaria 2048 do Ministério da Saúde). Não ter o enfermeiro é risco para o paciente removido. Se houver problema não há profissional pra assistir preconizado pela lei”.

Em outras duas abordagens, a gravidade não era alta, conforme classificação feita pela portaria do Ministério da Saúde. “Estão deixando de transportar pacientes graves para transportar os de menor gravidade. É como usar uma bala de canhão para matar uma formiga! Pode acontecer um caso grave de remoção. Não há médico pra fiscalizar”, afirmou.

Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) constatou falta de documentos, e veículos irregulares. “Constatada a irregularidade é feita notificação e encaminhada para o Ministério Público com as recomendações de acerto”, explicou Adriani.

Outras abordagens serão feitas, mas ela evitou detalhes para não atrapalhar o andamento do trabalho. “Se não há profissional conforme a lei a comunidade esta posta em risco. Essa é a maior motivação das ações: um paciente livre de danos, sem agravar a situação, para chegar em segurança”, afirmou.