Sobre

Comunicação


PA de Alto Lage tem noite de confusão em Cariacica, ES
21/12/2016 - 16:25

Fonte: G1, Espírito Santo

O Pronto Atendimento de Alto Lage em Cariacica, no Espírito Santo, teve uma confusão na noite desta terça-feira (20). Faltou atendimento na pediatria e pais ficaram revoltados. Segundo eles, não tinha médico para atender as crianças. Foi preciso chamar a polícia para conter os ânimos. A confusão aconteceu durante a troca de plantão. Revoltado com a demora no atendimento, um pai chegou a chutar a porta de um dos consultórios.

''Um pai chutou a porta, aí a médica fugiu, correu e eles não querem atender mais. Chamamos a PM para ver se resolveria e até agora nada, continuam não atendendo. E só a polícia que fica aqui'', disse a ajudante de cozinha Erika da Rocha.

Muita gente reclamava que aguardava por atendimento para o filho desde o início da tarde. ''Eu estou aqui desde uma hora da tarde e até agora não consegui ser atendido. Tem gente em situação muito pior do que eu. Tinha uma criança que não conseguiu ser atendida e desmaiou. Os médicos tudo viram, mas negaram o socorro'', disse o ajudante Oséas Chagas.

Sem atendimento, ele foi procurar ajuda para o filho de 1 ano em outro lugar. ''Eu acho isso uma falta de respeito. Falta de respeito com o trabalhador, com o povo, com as crianças principalmente'', completou. Várias equipes da Polícia Militar precisaram ser chamadas para conter os ânimos. Segundo um dos militares, médicos e outros profissionais do Pronto Atendimento com medo se trancaram em salas da unidade.

Um vídeo gravado no local mostra os plantonistas trancados em um sala. Eles seguram a porta. Do outro lado, é possível ouvir a voz de pais revoltados. Por volta das 22h, o Pronto Atendimento continuava sem atender as crianças. Não havia ninguém na recepção da ala pediátrica, onde aconteceu o tumulto. ''A gente não entende se fica ou vai embora, porque vamos ficar com nossos filhos doentes, do mesmo jeito que entrou ou que a gente faz'', disse a panfletista Mayara Pereira.

Outro lado

A Prefeitura de Cariacica disse que o plantão noturno do Pronto Atendimento estava completo e tranquilo com quatro pediatras, quando chegou um homem no balcão exigindo atendimento imediato, pois estava armado.

Com essa confusão funcionários saíram correndo, assim como alguns pais. Os médicos se esconderam na sala de repouso, enquanto o homem e outros pais tentavam invadir as salas. Por causa disso, a Polícia Militar foi acionada, conteve o tumulto e o plantão infantil voltou ao atendimento normal.