Sobre

Comunicação


Atendimento no corredor poucos dias após reinauguração do São Lucas
12/12/2016 - 15:29

Foto: Imagem de Internet                    Fonte:

Dez dias após reinauguração do Hospital Estadual São Lucas em Vitória, a situação do atendimento já está complicada. Um vídeo enviado a redação do ESHOJE, mostra o corredor cheio. Sem vagas os pacientes aguardam fora dos leitos em macas das ambulâncias, que por sua vez ficam paradas. Veja o vídeo abaixo.

O vídeo foi feito no dia 10 de dezembro, ultimo sábado. Segundo informações de um servidor que preferiu não se identificar, o Hospital ficou com as portas fechadas, por causa da lotação. ''Está uma bagunça, várias macas do Samu retidas, pacientes aguardando mais de uma hora para o primeiro atendimento. Isso que é bonito'', lamentou.

Ainda de acordo com o servidor, o São Lucas é referencia de trauma neurológico, porém com os outros hospitais estaduais como Dr. Jayme Santos Neves e Antônio Bezerra de Faria lotados a Central de Vagas está cheia de pedidos de transferência. ''Como não podem contar com o HEUE (São Lucas) para vagas mais, o caos está instalado. Não há vagas para transferência''. Mesmo sem vagas é preciso continuar levando os pacientes para os hospitais de referencia.

Apesar de o vídeo ter sido feito no sábado, as informações são de que a situação é a mesma nesta segunda-feira (12). Moradora do interior de Ibatiba, a lavradora Marlene Altafino de Andrade, 27, veio com o marido para o São Lucas na sexta-feira (9). Uma árvore atingiu a cabeça de seu esposo que está no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI). ''No dia que ele chegou não estava tendo vaga no CTI, por que tinham outras pessoas mais graves que ele no hospital. Os funcionários foram insistentes e conseguiram. Algumas pessoas estão esperando vagas em quartos no corredor, mas não deixam de receber atendimento'', relatou Marlene.

A moradora de Ibativa também presenciou algumas pequenas confusões de acompanhantes reclamando da demora do atendimento. Um senhor que preferiu não revelar sua identidade, veio de Guarapari para uma revisão de cirurgia. Ele informou que teve atendimento rápido no dia em que sofreu a fratura no rosto. Sua esposa, relatou que no sábado (10), viu algumas pessoas sendo atendidas no corredor, mas que hoje (12) a situação estava mais tranquila.

Questionado sobre a situação dos hospitais a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), ainda enviou resposta ao ESHOJE.