Sobre

Comunicação


Falta de sangue em Hemoes de Vitória faz cirurgias serem adiadas
08/12/2016 - 14:01

Foto: Tv Gazeta                Fonte: César Fernandes

Conforme noticiou a TV Gazeta, a falta de doações de sangue no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo, localizado na Avenida Marechal Campos, em Vitória, tem feito o governo remarcar cirurgias importantes em hospitais de todo o estado.

Por causa da falta de doadores, o pouco sangue doado é analisado e vai direto para os hospitais. A diretora do Hemoes Síbia Marcondes disse que, por isso, a central está sem nenhuma reserva de sangue.
saiba mais

"Nós não temos nenhuma bolsa. Isso é nossa grande preocupação. Nesses meses de dezembro e janeiro, nós já esperávamos uma queda, mas da última semana para cá, isso foi de uma forma assustadora. O sangue não é uma situação que pode ser comprado, precisa ser doado. A gente tem a geladeira, tem todo o aparato para a coleta, mas não temos o principal que é o doador de sangue”, lamentou Marcondes.

O Departamento de Coleta de Sangue do Hospital Dório Silva, na Serra, tem ficado vazio. Referência em hemorragias, no qual o paciente perde muito sangue, o hospital realiza 32 cirurgias por dia e as bolsas no estoque não suprem a demanda diária. Nessa segunda (5), apenas um voluntário esteve no hospital para doação.

“Eu sou doador há muitos anos. Sempre que eu tenho tempo eu venho. Eu vim porque tem pouca pessoas doando sangue hoje em dia e tem muitas pessoas precisando. Isso salva bastante vidas. A gente vê que é uma coisa simples, em cinco minutos eu doei”, declarou o operador de máquinas pesadas Peterson Galvão de Oliveira.

Segundo o diretor Técnico do Hospital Dório Silva,  Ronaldo José Thomazini, a falta de doadores preocupa todo o sistema.

“Nós estamos com os níveis de captação baixos. Nos preocupa mais ainda que nesses meses de férias, que cai ainda mais o número de doadores. Hoje, o Dório Silva é referência em hemorragia digestiva e esse sangue precisa ser reposto no paciente imediatamente. Doar sangue é uma questão de amor e de salvar vidas”.

Doação
Para doar sangue o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Se o voluntário tiver almoçado o procedimento só pode ser feito três horas após a refeição. Os doadores frequentes devem obedecer o intervalo de doação, dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida passará por uma triagem para examinar sinais vitais como pulso, pressão e temperatura. É necessário apresentar um documento original com foto.

Onde doar

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30.

Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 12h30.

Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.