Sobre

Comunicação


Simes se reúne Comissão de Negociação da SESA com entidades e órgãos públicos
07/12/2016 - 15:37

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo se reuniu com os médicos da SESA, representantes da Defensoria Pública, CRM-ES, Ames, Secretaria de Estado da Saúde, Deputado Hércules da Silveira e diretores do Simes. A reunião aconteceu na última segunda-feira (05), na sede do Sindicato.

A intenção da reunião era expor as mazelas vividas pelo profissional médico da Secretaria de Estado da Saúde e sensibilizar os órgãos reguladores da área da saúde.

''O médico vive condições extremamente precárias de trabalho e não é possível dar continuidade a um bom serviço de saúde pública da maneira que vem acontecendo nos últimos anos. Os médicos vivem uma sobrecarga enorme de trabalho e atuam em condições sub-humanas pela saúde da população capixaba.'', disse o presidente do Simes e da Fenam, Dr. Otto Baptista.

Com a presença das entidades representativas da categoria médica, os profissionais da saúde pública expuseram o dia a dia, principalmente, dos hospitais estaduais.

Fora apresentado na reunião um estudo realizado pelo DIEESE, em que consta a defasagem absurda do salário médico, que, aproximadamente há duas décadas, não tem o reajuste sendo feito corretamente de acordo com a inflação. ''Os médicos da SESA lutam, acima de tudo, pela dignidade do seu trabalho. São décadas negociando pela regularização de um salário defasado, aliados às péssimas condições de trabalho e a sobrecarga de plantões. Os médicos precisam ser tratados com o mesmo profissionalismo com que prestam seu serviço.'', afirmou o advogado do Simes, Dr. Télvio Valim.

Ao fim da reunião, foi acordado entre os presentes a necessidade de uma agenda com o Ministério Público Estadual, a Secretaria de Estado da Saúde e os médicos da comissão de Negociação, para que as pautas discutidas fossem debatidas em uma mesa competente, que resolva, de fato, os problemas da saúde pública no Estado do Espírito Santo. Um ofício foi enviado para a SESA e, agora, a comissão de Saúde e o Simes aguardam uma data para nova reunião.