Sobre

Comunicação


Diretoria do Simes participa de II Encontro Regional de Revisão do Código de Ética Médica
30/11/2016 - 17:59

Foto: Simes                Fonte: CFM

A atualização do Código de Ética Médica (CEM) avança mais uma etapa. Nesta quarta-feira (29), o Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza, na cidade de São Paulo, o II Encontro de Revisão do CEM - etapa das Regiões Sul e Sudeste.

Ao todo, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) do sul e do sudeste receberam mais de 500 propostas encaminhadas por médicos inscritos nestes e por entidades locais para inclusão, alteração e exclusão no texto que rege o exercício ético da medicina no país.

Após análise das Comissões Estaduais de Revisão, compostas por membros dos CRMs, sindicatos e associações, 66 propostas foram selecionadas para serem submetidas ao debate regional mais amplo e à votação dos delegados de todos os estados de ambas as regiões no II Encontro Regional.

Na sequência, o presidente do CFM apresentou a conferência Código de Ética Médica - Paradigma Benigno Humanitário, em que expôs um breve diagnóstico da situação da saúde no Brasil a partir de  indicadores de execução tanto financeira quanto epidemiológicos e de problemas de infraestrutura, como a falta de leitos e de equipamentos em postos de saúde.

A diretora do Simes, Dra. Andrea Fiorini, ressaltou a importância da participação da entidade estadual no evento. ''É de extrema relevância exercer nosso papel de Sindicalista e participar de todos os fóruns e debates, principalmente, no que se refere ao código de ética médica. O Simes precisa estar inserido em todos as discussões em prol da categoria médica.'', afirmou a obstetra.

Dinâmica de trabalho - Os participantes dividiram-se em três grupos para deliberar sobre o conjunto de propostas que receberam, contendo cada uma o nome do proponente, o capítulo e o artigo a que se refere, suas descrição e justificativa.