Sobre

Comunicação


Fenam sai em defesa da obstetrícia Brasileira
22/11/2016 - 14:24

Foto: Fenam                                     Fonte: Camila Borges | Fenam

Exercendo o papel de representação e defesa da classe médica, a Federação Nacional do Médicos (FENAM) participou de reunião no Ministério Público Federal que abordou possíveis irregularidades praticadas por profissionais de enfermagem no Brasil, ao que tange o ato médico e procedimentos médicos realizados por outros profissionais.
 
Estiveram presentes na audiência Manoel Carlos Neri da Silva, Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Luiz Felipe Buaiz Andrade, Advogado da FENAM, Otto Fernando Baptista, Presidente da FENAM, Eglif de Negreiros Filho, Diretor de Assuntos Jurídicos da FENAM, Etelvino de Souza Trindade, representante do Conselho Federal de Medicina / Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Turíbio Teixeira Pires de Campos, Assessor Jurídico do Conselho Federal de Medicina (CFM), Claide Manuela Canadezi, Coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas da COFEN, e Luiz Gustavo Muglia, procurador geral da COFEN.
 
Diante do caso a ser apurado pelas entidades presentes na audiência, a FENAM se colocou em uma posição ativa, postulando situações e alertando o Ministério Público sobre a repercussão e distorções dessas atividades profissionais médicas que apontaram a realização de exames de ultrassonografia realizados por enfermeiros.
 
Neste sentido, a primeira ação que a FENAM fez junto ao Ministério Público Federal foi de fazer uma representação, objetivando compor àquele órgão uma conduta que venha a corrigir esse desvio, que ocasionado por determinadas entidades e instituições hospitalares, deixam profissionais de enfermagem realizarem o exame de ultrassonografia. Sem prejuízo de que havendo a manutenção dessa situação  que ofenda a carreira médica, é que a FENAM toma as providências cabíveis para manter a competência do profissional de medicina.
 
Para o advogado da Federação, Luiz Felipe Buaiz, o posicionamento da FENAM é acertado, uma vez que o procedimento da ultrassonografia envolve o diagnóstico do médico e se tratando de diagnóstico há uma necessidade de se manter a prerrogativa do profissional médico, na forma encartada na lei. ''A Fenam defende a manutenção das prerrogativas dos médicos perante as demais profissões que ao tempo todo buscam invadir essa área de atuação do profissional de medicina'', afirma.