Sobre

Comunicação


Veja cartilha criada por médicos com dicas de uso da internet por crianças
18/11/2016 - 14:11

Uma cartilha da Sociedade Brasileira de Pediatria lançada em 6 de novembro traz 50 orientações aos pais sobre o uso da internet por crianças, como mostrou o quadro ''Pergunte ao doutor'' do DFTV 1ª Edição. O estudo aponta que 66% das crianças e adolescentes brasileiros entre 9 e 17 anos usam a internet mais de uma vez ao dia (veja aqui).

A maioria das crianças do Brasil (83%) acessa a rede por meio de celulares. O uso excessivo de internet pode trazer malefícios, como dificuldades de aprendizagem e socialização, além de ansiedade e distúrbios no sono ou na alimentação. A pediatra Nathália Sarkis afirma que é importante que os pais limitem o acesso das crianças para evitar que as crianças entrem em contato com conteúdo adulto ou sejam vítimas de crimes virtuais.

''A gente precisa tomar cuidado com pedofilia, violência e as redes sociais, onde desconhecidos têm acesso às contas dos seus filhos e às informações deles. O principal problema são as partes visual, auditiva e neurológica, que ficam expostas. Podem ocorrer lesões por esforço repetitivo por ficarem muito tempo sentadas'', afirma a pediatra.

As filhas do publicitário Fábio Rosa, Sofia, de 11 anos, e Alice, de 5, além da amiga Yasmim, dizem que sempre estão conectadas à Internet. Sofia usa a internet para criar vídeos e tem um canal em uma rede social. A irmã, Alice, também acompanhou o hábito.

''Quando a gente retira o aparelho é porque, realmente, precisa ter foco e privacidade para estudar. Não tem outra alternativa'', afirma o publicitário.

Entre as dicas da entidade estão a limitação do acesso à internet para, no máximo, uma hora por dia para crianças de 2 a 5 anos; proibir o computador no quarto de crianças de até 10 anos;  ensinar a bloquear mensagens ofensivas ou inapropriadas e acompanhar o que o filho assiste e publica na rede, principalmente as crianças menores de 6 anos.