Sobre

Comunicação


Simes se reúne com categoria médica do CRE Metropolitano
15/03/2016 - 20:04


Foto: Simes

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo se reuniu na noite de ontem (10) com a categoria médica do CRE Metropolitano, no auditório do CRM-ES. A reunião, com cara de assembleia, contou com aproximadamente 60 médicos do corpo clínico da instituição e teve mesa composta pelo presidente do Simes e da Fenam, Dr. Otto Baptista, o Vice-presidente do Simes, Dr. Rogenir Roque, o advogado do Simes, Dr. Télvio Valim e o presidente do CRM-ES, Dr. Carlos Magno Pretti. Os diretores do Simes, Dra. Andrea Fiorini, Dra. Ivoneti Zorzanelli, Dr. Sesostres de Andrade, Dr. Rousseau Ramos e Dr. Moaci Guimarães.

A reunião pautou o descaso que vive o profissional da referida instituição, que tem ambulatórios e recepções pequenos e superlotados; não existe rampa para os pacientes portadores de deficiência; escadas de ferro enferrujadas; algumas salas não têm janelas, são fechadas e sem circulação de ar; Os tetos da unidade estão caindo; há materiais jogados pelo chão; salas com entulho; mobiliário velho e quebrado; extintores vencidos ou em mau funcionamento; mau cheiro, poeira e sujeira; corredores estreitos; não existem bebedouros decentes, e os disponíveis estão com os filtros sujos; banheiros com portas e equipamentos quebrados; insetos, como ratos e baratas circulam pelo local; falta restaurante para os pacientes e servidores; pacientes que, muitas vezes, vem do interior do Estado não possuem um lugar para sentar e esperar do lado de fora. 

O presidente do Simes, Dr. Otto Baptista, deu seu parecer sobre as condições do CRE Metropolitano após as demandas levantadas pelo corpo clínico. ''Os médicos da instituição me apresentaram as condições subhumanas a que são submetidos diariamente para poder prover seu sustento e exercer a profissão. A situação do CRE é extremamente delicada, continua um absurdo o que os gestores fazem o profissional médico passar, parece algum tipo de punição. Fica o questionamento e a reflexão aos gestores do hospital: será que vale a pena fazer a população passar por tudo isso junto com o médico?'', indagou o presidente do Simes e da Fenam.

Com todo este cenário, o Sindicato sugeriu que os médicos do CRE Metropolitano formassem uma comissão. Esta será instruida pelo Simes para atuarem juntos na busca pelas condições de trabalho do profissional médico e pelo fim do descaso que vivem na instituição todos os dias. 

O Simes articulará uma agenda com a Secretaria de Estado da Saúde para cobrar, junto à comissão, condições humanas de saúde para médicos e pacientes que habitam diariamente no CRE Metropolitano.