Sobre

Comunicação


Médicos da Santa Casa denunciam falta de material até para cirurgias
17/10/2016 - 18:03

Foto: Alessandro de Paula

Médicos e funcionários da Santa Casa fizeram manifestação na manhã desta segunda-feira em frente ao pronto-socorro da instituição contra falta de repasses de verbas do governo do estado.

Segundo os profissionais, o hospital possui dívida de R$ 35 milhões com fornecedores e isso já começa a comprometer o atendimento à população, com a falta de materiais de uso básico, como luvas e antibióticos.

De acordo com os médicos, faltam tubos para anestesia, fios cirúrgicos, luvas, almotolias – tubo plástico usado para descontaminação, antibióticos diversos, materiais para manutenção e execução de hemodiálise, entre outros.

Até bolsa para recolher sangue está faltando. A funcionária pública Carla Laje Duarte, 41, disse que chegou ao banco de sangue do hospital para fazer a doação e precisou retornar, por falta do material. ''Disseram que não há prazo para voltar a ter a bolsa'', disse.

''Faltam materiais básicos da CTI, do Centro Cirúrgico e do Pronto Socorro. Nosso objetivo com esse manifesto é que o governo reveja os cortes e tenha noção real do perigo que a população do sul está correndo'', ressaltou o chefe do serviço de cirurgia vascular, Elias Garcia.

De acordo com Elias, o governo do estado cortou em 20% os repasses aos hospitais. Além disso, explicou, há dois anos não há reajuste do valor repassado, enquanto a cada dia aumenta o número de pacientes atendidos. Outro agravante, ressaltou o médico, é que há atrasos nos repasses, gerando multas e juros junto aos fornecedores.

O coordenador da cirurgia geral, Alcides Barata Filho, destaca que a Santa Casa é o único de porta abertas para atender urgência e emergência. ''Se me chegar um baleado hoje não sei se haverá material adequado para atendê-lo. Os médicos vão operá-lo, mas terão que improvisar. Mais tarde, será prejuízo para ele'', disse.

O diretor clínico do hospital, Eurípedes Mello, afirma que não há previsão de fechar as portas, mas existe risco. ''A Santa Casa nunca quis parar, mas se isso ocorrer não terá condições de voltar nesta atual situação'', alertou.

Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não havia se manifestado sobre o fato. Assim que o órgão se posicionar, faremos a atualização no site.

Santa Casa diz que problema se arrastada desde 2014

A direção da Santa Casa informou que a manifestação foi feita pelos médicos da instituição, mas que reconhece que o movimento é legítimo, pois é feito para melhorar o atendimento da população.

A direção esclarece, no entanto, que o problema citado pelos médicos se deve à insuficiência e a falta de regularidade no repasse do serviço contratado pelo Governo do Estado, problema que já se arrasta desde 2014.

A Santa Casa informa ainda que desde 2014 tenta uma solução para o impasse junto ao Governo do Estado, mas não obteve retorno financeiro para solucionar o problema. Apesar da manifestação, os serviços de urgência e emergências do hospital continuam funcionando normalmente.