Sobre

Comunicação


Simes assume juridicamente movimento de disponibilidade dos obstetras do ES
02/09/2016 - 13:45

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo assumiu, a partir do segundo semestre, a contratualização da disponibilidade obstétrica dos médicos do Estado. Em reunião com o Dr. Luiz Alberto Sobral, Dr. Carlos Pimentel Moschen e Dr. Elvidio dos Santos, diretor da Cooperativa de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo passa a incluir os médicos no movimento que possibilita aos médicos cobrar pela disponibilidade obstétrica. Os diretores do Simes, Dr. Dalzo Lacerda, Dra. Andrea Fiorini, Dr. Rousseau Ramos, Dr. Rogério Rodrigues e Dr. Moaci Lima também estavam presentes.

Através desta nova iniciativa, o Simes disponibiliza seu Departamento Jurídico para confeccionar os contratos dos médicos obstetras com as gestantes. Para isso, o médico deve ser associado ao Sindicato, realizando sua contribuição social anualmente. O presidente do Simes e da Fenam, ginecologista e obstetra, Dr. Otto Baptista, destaca a importância desta nova conquista da categoria médica. ''Assumir juridicamente o movimento dos obstetras do estado é, principalmente, a dignificação do trabalho do médico. O suporte jurídico para o obstetra cobrar a disponibilidade se justifica pelo livre arbítrio da paciente em escolher qual o profissional o acompanhará no parto.'', afirmou o presidente.

Referência nacional, o movimento dos obstetras do Espírito Santo adquire uma relevância maior a partir desse momento em que a relação entre o médico e a paciente é visto, de fato, como uma relação de trabalho. Partindo desse princípio, e de que a função do Simes, enquanto entidade sindical, é auxiliar o médico em suas questões trabalhistas, o presidente Otto Baptista aponta o ganho para o médico obstetra nesta nova etapa. ''O Simes abriu as portas para esses médicos, que, ao invés de bancarem uma cooperativa com valores absurdos, agora tem sua representação conosco. Esse benefício permite ao médico associado a total cobertura jurídica nas intercorrências, no que tange à disponibilidade obstétrica. É um grande avanço, a garantia e suporte do Simes para os médicos obstetras.'', completou.

OUTRAS ESPECIALIDADES

O presidente do Simes, Dr. Otto Baptista, afirmou que esse modelo pode ser absorvido por qualquer outra especialidade. ''O Simes está disponível para dar esse suporte e valorizar cada vez mais qualquer atividade profissional médica.'', finalizou Dr. Otto.

O advogado responsável pelo Departamento Jurídico do Simes, Dr. Télvio Valim, comentou como será essa participação para o movimento. ''Implementaremos todas as ações necessárias para darmos segurança jurídica e conferirmos dignidade à especialidade de obstetrícia, valorizando o trabalho do médico.'', finalizou o advogado.