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Comunicação


Como dizer NÃO ao seu paciente
08/08/2016 - 14:13

Foto: Reprodução

Você já precisou dizer ''não'' a um paciente?
Médicos podem se ver nesta situação quando atendem, em consultório,
clínica ou hospital, alguém que solicite exames complementares,
medicamentos ou procedimentos desnecessários. Como lidar diante de
demandas que o profissional considera dispensáveis?

O professor
de medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
(UFCSPA), Airton Golbert, garante que o especialista precisa se apoiar
no seu conhecimento para assegurar o tratamento correto.

Explique
sua indicação – ''Evito solicitar exames que não considero indicados
para determinado paciente. Explico o porquê e a grande maioria aceita
bem. É uma situação bem frequente, especialmente com o Dr. Google sendo
muito utilizado'', explica o professor, referindo-se as consultas no
buscador online que podem remeter a um diagnóstico incorreto.

Entenda
os motivos – Conforme Golbert, é importante entender por que o paciente
está demandando algo. ''Sempre perguntamos qual o motivo da solicitação
e as negociações são somente científicas, ou seja, se existe indicação
médica. Os médicos têm como objetivo ajudar os pacientes, mas eles é que
têm que orientar a investigação e não o paciente'', finaliza.