Sobre

Comunicação


Simes apoia a Semana Mundial do Aleitamento Materno
10/08/2016 - 15:44


A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Dessa maneira, o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo apoia de forma veemente às ações da SMAM 2016, na luta pela saúde e pela vida humana.

Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da ''Declaração de Innocenti''.

O desenvolvimento sustentável trabalha essencialmente igualdade, ecologia e economia. Estas são algumas das possíveis relações entre cada um dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e a amamentação.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.