Sobre

Comunicação


Darze mobiliza Senado para retomada da gratificação dos médicos federais
29/07/2016 - 14:39

Foto: Fenam

A chefe de gabinete da senadora Rose de Freitas (PMDB/ES), Ana Márcia Petriz, recebeu nesta quarta-feira (20), o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed/RJ), Jorge Darze, acompanhado da FENAM para retomada da negociação com o governo para retorno da gratificação dos médicos federais, suspensa desde 2012.

Em conversa por telefone com a senadora, a parlamentar determinou que a sua chefe de gabinete viabilizasse a retomada da agenda que vai garantir o pagamento da diferença da gratificação de desempenho que os médicos federais.

''Durante a reunião que levou mais de duas horas organizamos diversos compromissos que a senadora cumprirá nos próximos dias, já que ela se reúne uma vez por semana com o presidente Michel Temer e os demais ministros envolvidos no pleito. Acho que estamos vivendo um cenário mais facilitador para resolver essa justa reivindicação, uma vez que já havia autorização do governo anterior, e hoje as condições são mais propícias para o desfecho satisfatório'', afirmou o presidente do Sinmed/RJ.

Está prevista uma visita da senadora Rose de Freitas ao Rio de Janeiro quando ela será recebida pelos médicos federais, para reforço do compromisso assumido com a categoria. A agenda está prevista para a primeira quinzena de agosto.


BREVE HISTÓRICO:


A senadora era presidente da Comissão Mista de Orçamento e, agora, foi indicada para líder do Governo no Senado Federal. ''Com isso, ela passou a ter contato direto com o presidente interino da República, Michel Temer, e vai facilitar muito esse contato'', destacou Jorge Darze.

No início deste ano, o então ministro da Fazenda, Nelson Barbosa e o Planejamento, Romero Jucá, já tinha conseguido autorização dos recursos necessários para a equiparação da gratificação por desempenho dos médicos federais a outras categorias de nível superior, pleito que foi só evoluiu porque foi abraçada pela senadora Rose de Freitas.

Mas, com a crise política instaurada no Brasil em que fatores como admissibilidade do processo de impeachment, as denúncias contra o ex-presidente da Câmara dos Deputados e o adoecimento da senadora Rose de Freitas, houve o interrompimento do curso das negociações, o que levou o Sinmed/RJ a aguardar um momento oportuno para retomada do pleito