Sobre

Comunicação


Fenam participa do planejamento das pautas da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS
20/07/2016 - 16:47

Foto: Mariana Macrini

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e representantes de entidades de saúde e dos trabalhadores constituíram, nesta quarta-feira (13), em Brasília, a Mesa de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SS), no intuito de direcionar o planejamento e as prioridades de pautas para o segundo semestre de 2016.

O cenário indefinido das pequenas e macro políticas de saúde tornou central a revisão do planejamento, assim como a reafirmação das pautas já em desenvolvimento pela MNNP-SUS. A Mesa tem como primícias a redução dos conflitos na saúde e o auxilio a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na reunião, foram apresentados temas como: debate sobre análise de conjuntura, financiamento da saúde, modelos de gestão e avaliação da EBSERH, reforma previdenciária e o direito de greve. Além do mais, foi determinada a análise da educação permanente e da preceptoria na esfera do SUS.

''A FENAM se preocupa com os médicos do SUS. Neste momento de incertezas de gestão, a FENAM leva ao Ministério da Saúde as pautas da Mesa, afim de que as negociações fluam em benefício da categoria'', destacou o diretor de Assuntos Jurídicos da FENAM e membro da Mesa de Nacional de Negociação Permanente do SUS, Eglif Negreiros.