Sobre

Comunicação


Simes promove reunião sobre condições de trabalho de ginecologistas e obstetras em maternidades da Grande Vitória
11/10/2023 - 18:04


O Sindicato dos Médicos do Estado do Espírito Santo (Simes) se reuniu, no dia 09 de outubro, com representantes da classe médica estadual para debater situações de trabalho de ginecologistas e obstetras que possuem contratos com a Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atuam em diversas maternidades da região Metropolitana da Grande Vitória.

A reunião foi convocada pelo sindicato para analisar as atuais situações de trabalho desses profissionais e buscar um entendimento junto à categoria, representantes e contratantes para a promoção de melhorias, com segurança jurídica, legalidade nas contratações e dignidade quanto a remunerações e condições de trabalho.

Apesar de convidados, os profissionais da classe médica interessada não estiveram presentes. A reunião contou com membros da diretoria e da banca de advogados do Simes e com representantes do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) - o presidente Dr. Fernando Tonelli, o secretário-geral Dr. Aron Toczek e a conselheira Dra. Marta Zortea.

Relatórios apontam problemas na Pró-matre e no Hospital Materno Infantil da Serra

Durante a reunião, o CRM-ES apresentou relatórios de fiscalizações efetuadas na Pró-matre, em Vitória, e no Hospital Materno Infantil da Serra, que apontavam possíveis questões éticas nas duas unidades. Os documentos foram encaminhados às direções das empresas para adoção de medidas para resolver os problemas e podem subsidiar possíveis ações futuras, caso sejam necessárias.

"Analisando os relatórios, notamos que vários itens deverão ser corrigidos pelas empresas que assumirem a coordenação e direção das instituições. Os problemas vão desde escalas furadas, números de obstetras de plantão abaixo do exigido e outras irregularidades técnicas que nos trazem preocupação”, disse o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista. 

As questões foram discutidas amplamente e o sindicato mantém as portas abertas para o diálogo com a categoria, colocando-se à disposição para mediar e fiscalizar as contratações, que deverão incluir número adequado de plantonistas, escalas de trabalho completas e acordo coletivo com todo o corpo clínico. Além disso, o Simes está disponível para estabelecer um foro junto ao Ministério do Trabalho Emprego e ao Ministério Público do Trabalho, caso seja necessário.

Além do presidente Otto Baptista, estiveram na reunião representando o Simes os diretores Dr. David Abreu, Dr. Maurício Aquino, Dr. Judismar Tadeu, Dr. Ronney Antônio e Dr. Arthur Brandão, além dos advogados Dra. Lorena Bianchi e Dr. Alexandre Zamprogno.